Brincar lá fora - mesmo no Inverno

...e de preferência na natureza.

Participei no programa ERASMUS na Finlândia de Janeiro a Maio. Tive o privilégio de estagiar durante um mês num Jardim de infância em Malmi, perto de Helsinki.
Lembro-me que chegava a fazer frio de -30 graus mas quando chegava o intervalo todas as crianças vestiam os seus fatos de neve, gorros, luvas, cachecóis e botas (sim, sozinhos, e têm o seu espaço individual para guardar todos os seus pertences... mas isso fica para outro post) e iam para a rua brincar. Nevasse, chovesse, ventasse ou fizesse sol eles brincavam na rua.
Os finlandeses têm um ditado "Não há tal coisa como demasiado frio, há má roupa".
Aprendi bem essa lição. E a ajudar à festa Ellen White também é defensora que as crianças devem passar tempo e brincar ao ar livre. E quando faz frio, bem agasalhados, é claro.

Quando as nossas filhas eram recém-nascidas o Nuno não me deixava ir às compras, era ele que ia. Mas quando era para passear no exterior íamos sempre todos.

As aprendizagens à disposição são infinitas...
Hoje a Rebeca quis saber o que acontecia às folhas que estavam todas empilhadas num monte. Falámos sobre decomposição. Explorámos vários estados da decomposição da folha e pudemos vê-los graças àquela pilha.
Descobrimos túneis naturais
Animais ao ar livre
Troncos caídos para fazer equilibrismo
Arvores para trepar
Areia para escavar
E poder correr numa avenida de folhas secas?