Pastas de Sábado

Uma boa estratégia a adquirir são as pastas de Sábado


E Porquê? Porque como vocês sabem as crianças levam algum tempo a conseguirem acompanhar e entender um sermão, já que a grande maioria só visa o público adulto (infelizmente).

O conteúdo destas pastas deve ter como principal objectivo levar as crianças a concentrarem-se nas coisas celestiais e não o entretenimento. Ao pensarmos no que colocar lá dentro devemos preocupar-nos com "de que forma este material vai levar o meu filho a pensar nas coisas celestiais?" e não "será que este material o vai manter quieto e calado?"

Assim que vos deixo aqui algumas sugestões:

  • Pasta para bebés pequeninos - Usar, tanto quanto possível materiais que lhe apelem aos sentidos, silenciosos e seguros. Materiais com cheiros agradáveis e toques suaves. Se o bebé usar chucha ou um ó-ó era bom eles estarem presentes na altura do culto para a criança associar a um momento de calma.
  • Pasta para crianças até aos 2 anos - Nesta fase a crianças já interage com os materiais por isso já se pode incluir livros com peças que se destacam, como puzzles de peças únicas, livros de feltro ou peças magnéticas, livros de janelinhas e um boneco com roupinhas. Outra ideia é fazerem uma garrafa com animais escondidos entre areia para eles irem mexendo a garrafa e descobrindo os animais (vedem bem a tampa)

  • Pasta para crianças de 3 e 4 anos - Agora as crianças já são capazes de desenhar, ver livros mais elaborados e permanecer mais tempo concentradas. Podem já ter um estojo com lápis de cera (que não mancham e são silenciosos), uma sebenta (e se desenhássemos o tema do culto?) um livro para colorir com os animais criados por Deus ou mesmo histórias bíblicas. Se forem meninas ainda se pode incluir a boneca com algumas roupinhas (foi Deus quem te criou, e aos bebés todos, como tratamos deles com amor?). Podem também colocar uma caixinha com animais em miniatura(...)
  • Para já ficam estas dicas (já que ainda não tive que pensar em crianças mais velhas... mas as possibilidades são imensas!!!)
Coisas importantes:
  • Os materiais devem ir variando para prender a atenção das crianças
  • Quanto mais pequeninos mais materiais são necessários porque a sua atenção para cada actividade é muito reduzida
Outra coisa que deve estar presente em todas as pastas
A bolsinha da oferta, que deve ser preparada na sexta-feira, com a criança (sem importar a sua idade).
A partir dos 3 anos já podem (se tiverem possibilidades) dar algum dinheiro à criança e ajudá-la a dizimar e a ofertar a partir daí. Aprendendo também a poupar e a gerir o restante.

"Não faleis de religião como de uma coisa que as crianças não possam compreender, nem procedais como se não se esperasse delas que aceitassem a Cristo em sua infância. Não lhes deis a falsa impressão de que a religião de Cristo seja uma religião sombria, e que, indo ao Salvador, elas devem renunciar a tudo quanto faz a vida agradável.
"Ao tocar o Espírito Santo o coração das crianças, cooperai com Sua obra. Ensinai-lhes que o Salvador as está chamando, que coisa alguma Lhe poderá causar maior alegria do que se entregarem a Ele na florescência e vigor de seus anos." EGW in Ciência do Bom Viver pag. 44