Porque é que os dentes caem?

















Quando chegamos à idade de começar a trocar a dentição chega também a questão: "Porque é que os dentes caem?" e subentendida a questão "O que é que acontece?".
"Porque os outros dentes vão nascer", é uma resposta não satisfaz a curiosidade infantil (nem a minha). Eles querem saber o que é que acontece fisiológicamente para que os dentes de leite caiam!
Vamos estudar anatomia humana. Perguntamos à dentista? Investigamos na internet? Exploramos a dentição de leite?




Ficaram curiosos, não foi? Vou partilhar convosco o que aprendi depois de ter explorado muito esta questão com os meus alunos e com as minhas filhas.
A dentição definitiva começa a desenvolver-se por baixo da dentição de leite. Os novos dentes absorvem e aproveitam a matéria das raízes dos dentes de leite. Ao ficarem progressivamente sem raiz, os dentes de leite começam a abanar e acabam por cair.
Admirável a criação de Deus!


Desta vez a minha tarefa complicou-se quando a minha filha me perguntou como se faziam os dentes das velhinhas que perdem os dentes todos! Acabámos a ver videos de como se fazem próteses dentárias! Confesso que aprendi imenso sobre moldes, gesso e afins!