Mímica?

Ou será Química?

Vamos explorar a capacidade miscível dos líquidos?

Água com azeite vs Água com álcool tingido (com corante alimentar vermelho)

O azeite não se mistura com a água mas o álcool sim!

Registámos o que vimos acontecer. Mas ainda não compreendemos porque é que acontece... Talvez daqui a algum tempo quando estudarmos átomos e iões.


Porque é que o azeite não se mistura com a água? Já que a água é o melhor solvente conhecido?
Cada molécula de água é composta por três átomos: dois de hidrogénio e um de oxigénio (H2O). A atracção exercida entre si, a força de coesão que as mantém unidas, é muito especial: deriva da polaridade que caracteriza as moléculas. É como se fosse um monte de minúsculos imanes, com os seus polos negativos e positivos.
Por outro lado, o azeite é formado por grandes moléculas que integram muitos átomos de carbono e hidrogénio, mas tem falta de átomos de oxigénio. Não são absolutamente substâncias que se atraiam uma à outra. O azeite não possuí qualquer atracção para com uma molécula de água. Seria o mesmo que aproximar um íman de um pedaço de madeira. Não iria acontecer nada. Apenas quando uma substância é formada por átomos e moléculas com carga elétrica (parecidas com as da água) é que pode chamar a sua atenção. Primeiro irá molho-la, depois engoli-la e finalmente acabar por dissolvê-la.
Em termos gerais, pode dizer-se que uma dada substância se irá desenvolver em azeite ou em água, mas não em ambas. Assim, o sal e o açúcar dissolvem-se em água, a gasolina e as ceras em azeite.