O Quarto


O quarto ou o local onde as crianças mais passam tempo deve ser um local atractivo e estimulante.

Sempre que possível devemos manter os brinquedos e materiais ao alcance da criança (desde que os mesmo não representem perigo) para que ela possa brincar e explorar sempre que se sinta interessada.

Criar recantos e pequenos "esconderijos" torna o quarto mais interessante e desafiante.

Ir mudando a disposição do quarto além de ir ajudando as crianças a aprender a viver com a mudança também cria a sensação de novidade e desperta ainda mais o interesse pelo espaço.


Por aqui criámos um espaço de brincadeira, aprendizagem e leitura. Procuramos brincar e voltar a arrumar para continuarmos a ter espaço. Dentro dos caixotes há puzzles e jogos de encaixe, comboios, legos, etc... No canto existe um espelho e uma arca das trapalhadas com alguns fatos que adquiri pela altura do carnaval (que não festejamos), bombeiro, policia, médico, chinês, indiano, africano, etc. As possibilidades são imensas.


Ali ao cantinho, num espaço em que praticamente só cabe uma criança e com um efeito de isolamento e intimidade está o que nós chamamos "o cantinho de oração" onde as meninas gostam de se ir esconder com a bíblia ou só mesmo para falar com Deus. Como se vê na imagem anterior, colado no móvel e virado para o "cantinho da oração" está o "quadro de oração" das meninas. Ele contém pedidos e agradecimentos (poucos, um ou dois) para nos lembrarmos sempre que vamos orar.

Que Deus vos ajude e oriente a fazerem também do vosso lar o lugar mais atractivo do mundo.