A experiência de Joquebede

A história da mãe

Conto a história de Moisés às crianças vezes e vezes sem conta. Mas no outro dia dei comigo a emocionar-me ao contar esta história às minhas filhas. E porquê? Porque pela primeira vez li a história concentrada na mãe de Moisés.
Imaginem. Deu à luz um filho rapaz na pior circunstância possível. O destino daquela criança era a morte à espada ou por afogamento assim que fosse descoberta.
Confiante em Deus e agarrando-se à parca esperança que lhe restava teceu um cesto que untou com betume. Despediu-se do seu bebé porque não fazia ideia se mais alguma vez o voltaria a ver, tapou o cesto e colocou-o no rio. Imagino o coração daquela mãe naquele momento... totalmente destroçado com uma mísera esperança de que algum ser humano ao longo do curso do rio tivesse piedade do seu filhinho!
É então que Deus dá aquela mãe a maior prenda que ela alguma vez recebeu na vida! Ela ficou a saber que o seu filhinho ia poder crescer sem perigo. Mas Deus fez mais, muito mais! Deu-lhe o privilégio de poder ser ela a educá-lo. E que educação ela lhe deu! Conhecer o percurso de Moisés e o que é dito a seu respeito é suficiente para percebermos a importância que a educação de Joquebede teve.
Imaginem o coração daquela mãe ao poder ter o seu filhinho de volta nos braços, poder terminar de amamentá-lo! Que alegria e gratidão devem ter enchido o seu coração.

Agradeço a Deus pela prenda, pela enorme benção que é poder ser eu a educar as minhas filhas!
Que Deus abençoe cada mãe porque a todas ele confiou esta tarefa que além de uma grande responsabilidade é também uma grande benção!

"Joquebede era mulher e escrava. Sua porção na vida era humilde e seus encargos pesados. Mas, com exceção de Maria de Nazaré, por intermédio de nenhuma outra mulher recebeu o mundo maior bênção. Sabendo que seu filho logo deveria sair de sob seus cuidados, para passar aos daqueles que não conheciam a Deus, da maneira mais fervorosa se esforçou ela por unir a sua alma ao Céu. Procurou implantar em seu coração amor e lealdade para com Deus. E fielmente cumpriu esse trabalho. Aqueles princípios da verdade que eram a preocupação do ensino de sua mãe e a lição de sua vida, nenhuma influência posterior poderia induzir Moisés a renunciar." E.G.W. in 
Educação pg.61

"Ao procurardes tornar claras as verdades concernentes à salvação, e encaminhar as crianças a Cristo como Salvador pessoal, os anjos estarão ao vosso lado." E.G.W. in O Desejado de Todas as Nações pg.517